O crescimento contínuo de sistemas em nuvem, a expansão da capacidade do centro de dados e a rápida implantação do 5G estão impulsionando o tráfego de rede e aumentando a demanda por capacidade de rede. Nós já sabíamos disso, mas exatamente que níveis de crescimento podemos esperar nos próximos cinco anos?
Para responder a essa pergunta, a Infinera patrocinou um projeto de pesquisa primária com a ACG Research sobre o impacto potencial das redes ópticas abertas na evolução das redes de transporte dos provedores de serviços.
A pesquisa e as entrevistas (realizadas em 2021) tiveram o foco em três áreas – chave: 1) motivações e barreiras, 2) adoção e tempo e 3) capacidade em automação. É útil destacar as principais descobertas em cada uma dessas áreas.
Boas perspectivas para os próximos cinco anos
Todos nós já vimos relatórios sobre o aumento das demandas de tráfego em nossas redes. Mas como os provedores de serviços acham que serão os próximos cinco anos de crescimento do tráfego em vários segmentos da rede? Essa é uma das perguntas que foram feitas na pesquisa.
Os resultados podem ser melhores do que você esperava. Todos os segmentos de rede projetaram entre 46% e 39% de crescimento anual previsto até 2025. A borda da rede com banda larga residencial e a rede metro estão liderando o caminho com a interconexão do centro de dados não muito atrás. Embora crescendo mais lentamente do que a metro/borda, os entrevistados ainda preveem um crescimento considerável nas partes de longa distância e no núcleo da rede.
O alto crescimento de tráfego previsto proporciona uma forte motivação para os provedores de serviços reavaliarem suas arquiteturas de rede e adotarem redes ópticas abertas para atender a essas demandas de capacidade de forma econômica. Mas quais benefícios os provedores de serviços esperam obter ao adotar redes ópticas abertas? Em discussões da Infinera com provedores de serviços e em pesquisas prévias nesta área, as respostas Top 3 são consistentes: Inovação mais rápida, mais escolha e economia melhorada. Este relatório só reforça estas descobertas.
Figura 1: Crescimento de tráfego anual antecipado por segmento de rede
A necessidade de velocidade com a adoção do mecanismo óptico 800G
A pesquisa também explorou o tempo previsto para a adoção de plugáveis 400G, bem como a tecnologia de mecanismos ópticos incorporados 800G. O mecanismo óptico ICE6 2x800G da Infinera tem visto um fluxo constante de novos ganhos e implantações em todo o mundo, incluindo com stc no Oriente Médio, Telstra na Ásia-Pacífico e Sparkle na Europa. 78% dos entrevistados preveem a implantação da tecnologia de mecanismos ópticos 800G até o final de 2022. Embora o principal alvo da pesquisa fossem os provedores de serviços de comunicação (CSPs), os provedores de serviço em escala web representaram aproximadamente 10% dos entrevistados. Todos eles planejam implantar a tecnologia óptica 800G até o final de 2022. Esses resultados reforçam ainda mais a mentalidade, o comportamento e o impacto dos primeiros usuários que esperamos dos provedores em escala web.
Figura 2: Cronograma de implantação antecipada de mecanismos coerentes 800G
Automatize para alcançar todo o seu potencial
A partir deste relatório e de pesquisas anteriores, sabemos que o aumento da complexidade operacional é uma das principais barreiras ou temores que impedem os provedores de serviços de abraçar totalmente a rede óptica aberta. Então, qual é o antídoto? A resposta é, com certeza, o aumento da automação de software.
Figura 3: Controle SDN de rede óptica e cronograma de automação
Então, vamos encerrar isso analisando um dos comentários feitos durante as entrevistas privadas que a ACG realizou para obter mais profundidade e perspectiva do que uma pesquisa permite. Quando perguntado sobre a introdução da tecnologia 800G em sua rede, um estrategista de IP & Óptica na região da APAC deu a seguinte resposta: “Temos uma solução 800G testada em produção, nós a experimentamos e estamos passando pela certificação de tipo e nos preparando para a implantação em um tempo relativamente breve. A 800G funciona muito bem com o que temos; não é uma grande empilhadeira ou algo assim. Também se integra com o que está atualmente em nossos sistemas de linha óptica, nós vamos misturá-los.”
O benefício da rede óptica aberta nesta resposta é o que mais se destaca para mim. Eles podem introduzir a tecnologia de mecanismo óptico 800G e acessar os benefícios de maior desempenho, incluindo maior alcance de capacidade de comprimento de onda e eficiência espectral enquanto operam em seu sistema de linha óptica existente. Com a demanda de capacidade de rede dobrando quase a cada dois anos e uma necessidade crescente de transportar serviços de cliente de 400G com custo-benefício, o acesso imediato à mais recente tecnologia de mecanismos ópticos nunca foi tão importante.
Com informações de Tim Doiron – Infinera
Conte com a Brastel para executar seu projeto de infraestrutura de rede. Para mais informações, entre em contato.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5531971148415
Comentários