Cada vez mais empresas de todos os segmentos investem em tecnologia de ponta com o objetivo de satisfazer seus clientes mais exigentes.
Nesse sentido, a fibra óptica surge como um material utilizado para substituir os antigos canos usados para conectar as redes domésticas e empresariais. Com isso, as emendas ópticas passaram a ser processos rotineiros, que devem ser realizados com cuidado e atenção para garantir o bom funcionamento de toda a infraestrutura de rede.
Atualmente o serviço de fusão de fibra óptica está presente em praticamente todas as nossas operações, seja na construção, ativação e/ou desativação ou manutenção, pois nossos clientes hoje trabalham com redes de fibra óptica.
Mas o que é fusão de fibra óptica?
A fusão da fibra óptica é o procedimento de alinhamento e junção entre duas fibras desconectadas por meio de um aquecimento, gerando um arco voltaico que ocasiona a união e o alinhamento do núcleo/casca das partes.
O método de fusão é o mais utilizado, pois proporciona a menor perda além de uma articulação mais forte e segura entre as duas fibras.
Para a realização da fusão de fibra óptica, primeiramente é necessário fazer a preparação da fibra, depois a fusão da fibra óptica e em seguida o revestimento.
No final, para garantir que a fusão foi realizada com sucesso, deve-se sempre testar usando um equipamento calibrado, de preferência um OTDR.
Nas fotos podemos ver parte deste processo sendo feito por colaboradores da Brastel.
O processo de fusão de fibra óptica tornou-se crucial para que nossos trabalhos sejam executados com qualidade e também para que possamos mostrar ao mercado a nossa capacidade de desenvolvimento e acompanhamento das novas tecnologias.
Se deseja conhecer melhor o recurso de fusão de fibra óptica, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajuda-lo em suas demandas.
Comentários