O projeto de rede é uma das etapas mais importantes para iniciar qualquer provedor de internet. Ele é a base do negócio e, portanto, deve ter a melhor qualidade possível.

Um projeto de rede mal elaborado certamente trará vários problemas em manutenções e futuras expansões. É preciso desenvolver uma infraestrutura sólida para que, a partir daí, o negócio possa se desenvolver.

Um projeto de rede de fibra óptica contém a posição de todos os elementos ativos e passivos, cabos e ferragens que compõem a rede, além de descrever os equipamentos utilizados e ilustrar todas as conexões das fibras nas caixas de emenda e atendimento. É muito importante realizar detalhadamente esse projeto, que, além de permitir conhecer melhor a área de atendimento, possibilita que tudo seja documentado, facilitando a sua manutenção e futuras expansões.

Estudo de Campo

Para que seu projeto de rede seja assertivo, é necessário conhecer bem a região em que ele será implantado. Deve ser realizado um estudo de campo para definir qual será o caminho escolhido de passagem para o backbone, ou cabo troncal.

Alguns cuidados devem ser tomados para otimizar a utilização do cabo:

• Definir rotas com posição disponível no posteamento;
• Fugir de rotas com possíveis rompimentos, por exemplo: cruzamento de rodovia em local baixo;
• Adequar sua rota à densidade de clientes, visando não se fazer necessário longos vãos entre caixas de emenda e de terminação.

Além disso, é necessário verificar a área que se quer ter de alcance, pois dependendo da área e tecnologia, pode-se necessitar de um POP descentralizado para atender regiões mais longe do provedor.

Diagrama óptico

O diagrama óptico é um mapa de todas as conexões desde o provedor até o CTO, podendo ainda ser desde o provedor até o cliente final.

O mapa é extremamente necessário para ativar os clientes, realizar manutenções, alterações de rede ou expansões. Com o auxílio desse documento não haverá erros, que podem gerar a queda de vários clientes.

Equipamentos

Outro aspecto bem importante em um projeto de rede é a definição de quais equipamentos serão utilizados na infraestrutura de rede. Esses equipamentos devem ser avaliados conforme o tipo de provedor.

No geral, para implantar um provedor, os equipamentos mais importantes são: linhas telefônicas, modems, softwares, computadores para acompanhar os serviços, servidores de rede e outros.

Documentação

Outro ponto de suma importância para um projeto de redes, é a sua documentação. A documentação de um projeto de redes é tão importante quanto a execução do projeto em si, além de manter a rede funcionando.

Toda rotina, tarefa, equipamento ou função que seja de extrema importância para que a rede funcione deve ser documentada. Portanto, caso haja qualquer alteração, seu projeto de rede precisa ser atualizado.

Segurança do Trabalho

Os provedores precisam proporcionar uma estrutura confiável para que os seus técnicos e instaladores possam exercer suas funções.

Os trabalhos realizados em postes, por exemplo, são regulamentados pela NR 35 que exige o uso de diversos EPI’s, tais como capacete, que é considerado o EPI mais comum do mundo, por ser necessário em quase todo tipo de trabalho que envolve situações perigosas, também o mosquetão de aço, muito utilizado para içamento, ancoragem e trabalho nas alturas. Além deles, o talabarte em forma de “Y” que é utilizado para proteção contra quedas, além de contar com um importante sistema de absorção de energia, que reduz o impacto contra o corpo do trabalhador.

Preparar a infraestrutura para o projeto de redes é algo que funciona, mas é essencial para que o projeto seja implementado da melhor maneira possível, não é mesmo?

Portanto, a execução do projeto de redes precisará de gente qualificada, para que tudo seja feito com êxito e competência. Conte conosco para executar seu projeto de rede. Para mais informações, entre em contato: https://linktr.ee/Brastel

Traduzir »
Free WordPress Themes, Free Android Games