Os Centros de Processamento de Dados, também chamados de CPDs ou Data Centers, são locais físicos onde são concentrados servidores e serviços de tecnologia importantes para o gerenciamento da informação. Um CPD mescla, além dos dispositivos de armazenamento e processamento, vários outros itens, como roteadores, estruturas de rede e sistemas.

Além da proteção física de dados em um CPD e proteção contra ataques de hackers, é necessário manter a estrutura de um CPD segura. A escolha de bom data center, na expectativa de que ele funcione perfeitamente, envolve três fatores básicos:

Infraestrutura de armazenamento

O espaço que a empresa dispõe para abrigar o equipamento tem grande importância. O ambiente precisa estar alimentado em uma rede de energia correta, com equipamentos que assegurem sua estabilidade. Questões como ventilação, temperatura, tipo de suporte são só alguns dos pontos que devem fazer parte das preocupações de um gestor. A temperatura de um Data Center deve ser uma preocupação constante, pois a temperatura alta pode prejudicar equipamentos, diminuir a vida útil e até mesmo inutilizar algumas peças.

Profissionais capacitados e produtos de qualidade

As estatísticas mostram que a maior parte das falhas em Data Center são resultado de ação humana em seu manuseio, com equívoco de configurações, instalações ou gerenciamento. Não adianta investir em um bom maquinário sem destiná-lo aos profissionais corretos, que participem constantemente de treinamentos e atualizações.

Além de profissionais capacitados, ao montar um Data Center, servidor ou estruturar um cabeamento, é necessário usar produtos de alta qualidade e que ofereçam segurança para o equipamento. O uso de equipamentos de baixa qualidade também podem comprometer a segurança de um CPD.

Boa capacidade de rede

A infraestrutura de rede é essencial para o diálogo entre Data Center e os computadores espalhados ao longo da empresa. A internet é um dos combustíveis para assegurar a velocidade e qualidade no fluxo de informações. É fundamental, então, fazer um plano eficaz e que seja elaborado para a realidade do negócio, dando prioridade a uma empresa consolidada e respeitada no mercado para a elaboração do mesmo.

Definir o espaço, energia, ar, internet, rack e cabeamento são os elementos básicos para o bom funcionamento de um CPD.

Conte com a Brastel para executar o projeto de seu Data Center. Para mais informações, entre em contato.

https://linktr.ee/Brastel

Traduzir »
Free WordPress Themes, Free Android Games