COMO FUNCIONA A ENERGIA ELÉTRICA? 

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).

Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.

Além disso, existem outras formas de geração de energia elétrica, como a partir das fontes alternativas. Como é o caso da energia solar fotovoltaica, que realiza a captação da luz do sol e a converte em eletricidade de modo limpo e renovável.

ORIGENS DA ENERGIA

Além das usinas, as formas de fornecer a energia elétrica são diversas, tanto esgotáveis quanto renováveis. No Brasil, a principal fonte de energia é a água dos rios, através da energia hidráulica, porém, existem outras maneiras de gerar eletricidade:

  • Energia solar: renovável;
  • Energia eólica: renovável;
  • Energia hidrelétrica: renovável;
  • Energia de biomassa: renovável;
  • Energia de ondomotriz/maremotriz: renovável;
  • Energia a partir de Combustíveis fósseis: não renovável;
  • Energia nuclear: não renovável.

Como a energia elétrica chega na sua casa? 

A geração de energia através das usinas não é adequada para consumo em sua residência ou estabelecimento. Por isso, a energia que sai da usina percorre o caminho até as estações de transmissão, aumentando a sua tensão. Com a maior voltagem, a energia segue pelas linhas de alta tensão por longas distâncias e passa por transformadores visando diminuir sua voltagem e passar para a rede de distribuição.

Desse modo, o caminho percorrido até chegar a sua casa é medido através de sua tensão, visto que a energia passa por transformadores para a distribuição, reduzindo sua voltagem novamente. Em seguida, a energia passa pela fiação dos postes, de modo aéreo ou subterrâneo, e chega até as ruas.

Após todo o processo percorrido, é chegada a hora da distribuição. Sendo assim, ela ocorre por meio das próprias tomadas da sua casa e pode ser utilizada assim que é gerada, funcionando em equipamentos eletrônicos e interruptores.

(Fonte: Portal Solar)

CURIOSIDADE: Estádio Mineirão

Quem disse que o Brasil não é referência na utilização da energia solar? O Estádio do Mineirão, localizado na cidade de Belo Horizonte, foi o primeiro estádio do mundo que sediou uma partida da Copa do Mundo (Colômbia x Grécia, em 14 de junho de 2014) operando com uma usina solar.

A usina, instalada no topo do estádio, possui 6 mil painéis que ocupam uma área de 11,5 mil m², tendo capacidade de produção de 1,42 MWp. Destas, apenas 10% é usada no estádio, enquanto o resto é distribuído pelo Estado através da rede elétrica da CEMIG (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais).

 

 

 

 

Traduzir »
Free WordPress Themes, Free Android Games